Fabricante de bobinas, etiquetas e rótulos

Como o comércio pode se preparar para o fim do ano?

Em 2024, diversos setores do comércio estão com boas expectativas para as vendas durante as datas de fim de ano. Entidades indicam projeções otimistas para o setor na Black Friday, Natal e Ano Novo, junto com as férias e o verão. Seu comércio precisa se preparar desde agora para aproveitar o aumento de vendas previsto para o fim de ano. Confira neste blog números que comprovam que este crescimento está chegando e dicas de como estar preparado.

Seu comércio está preparado para o fim de ano?

Recentemente, o Dia das Crianças movimentou mais de R$9 bilhões em vendas, aumento de 2,6% em relação a 2023, conforme os primeiros dados da Confederação Nacional de Comércio (CNC). Além disso, indústrias do setor de eletrodomésticos preveem aumento superior a 40% na procura para a Black Friday, devido ao crescimento de 35% nas vendas no primeiro semestre. Fora isso, produtos sazonais também apresentam boa procura nessa época, como carnes natalinas, panetones, bebidas e outros alimentos e acompanhamentos tradicionais.

Outros índices ainda podem ajudar a entender melhor o cenário, como a queda no desemprego, o avanço da inflação, mas o mais importante são os números mensais do comércio. Atualmente as taxas estão “lineares”, com tímidos avanços ou recuos, em relação aos dados de 2023:

  • Maio: aumento de 0,9%
  • Junho: recuo de 0,9%
  • Julho: aumento de 0,6%
  • Agosto: recuo de 0,3%

Sabe aquele ditado? “A calmaria antes da tempestade”. Simplificando, após meses de normalidade nas vendas, sempre vêm grandes crescimentos e, normalmente, isso acontece em novembro, dezembro e janeiro.

3 dicas para preparar seu comércio para o fim de ano

Tendo em vista esse crescimento, comerciantes precisam estar preparados para atender a alta demanda. Oferecer produtos novos, abastecer seu estoque e aprimorar o fluxo de atendimento são essenciais, mas vamos apresentar três dicas extras para você ficar preparado para esse fim de ano.

  1. Organização

Ter um espaço bem organizado, com uma boa identificação dos produtos e preços, aprimora a experiência de compra do seu cliente. Oferecer todas as informações de maneira nítida e concisa pode ser o diferencial para alguém escolher comprar em sua loja e não na concorrência.

Por isso, etiquetar seu estoque, manter os preços atualizados e organizar as prateleiras e gôndolas é o primeiro passo para você preparar seu comércio para o fim de ano.

  1. Variedade

Oferecer produtos que o consumidor procura nessa época é essencial para atender com excelência seu público. É comum vermos em mercados e lojas de conveniência a aparição de panetones, principalmente mais próximo ao Natal, mas isso não é sem motivo.

Isso acontece devido ao antigo conceito de oferta e demanda. Quando o cliente procura algo específico, o comércio precisa oferecer aquele algo. A mesma premissa é usada com garrafas de champanhe perto do Ano Novo, eletrônicos na Black Friday e presentes em geral no Natal, assim como itens de decoração e embalagens.

Importante ressaltar que, essa dica de oferecer maior variedade de produtos que o consumidor está buscando nessa época, não exclui a necessidade de respeitar a primeira regra. Esses itens precisam estar bem organizados e identificados com rótulos em boas condições, etiquetas nítidas e preços atualizados.

  1. Agilidade

Como já falamos anteriormente, fim de ano significa maior procura por produtos, mais clientes entrando e comprado em seu comércio, mas isso só vai acontecer se você tiver agilidade no atendimento.

Ninguém gosta de ficar em filas de caixa para comprar algo, ainda mais quando essa fila está demorando sem razões aparentes. Isso pode incluir desde clientes sem recursos para o pagamento ou até mesmo falha de atendentes, mas isso é considerado dentro da razoabilidade. Acontece.

O que não pode acontecer são filas de atendimento grandes por falta de materiais para o atendente finalizar o fluxo de compra do cliente com tranquilidade, como computadores, leitores de código de barras, máquina de cartão de crédito e, inclusive, bobinas para abastecer essas máquinas e emitir notas fiscais e cupons com agilidade para encerrar a venda.

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